segunda-feira, 11 de maio de 2009

2. Rainer Maria Rilke in "CARTAS A UM JOVEM POETA"

Rainer Maria Rilke ( 1875 - 1926 )
Poeta nascido em Praga, é um dos autores de língua alemã mais conhecidos no Brasil. A beleza da prosa de Rilke e a riqueza de seu pensamento se revelam plenamente nas "Cartas a um jovem poeta", publicadas em 1929, resposta às inquietações do jovem Franz Kappus, que ambicionava ser poeta e que vão muito além da dimensão pessoal, de modo que os textos fazem sentido sem a necessidade de ler as cartas a que ele responde.


****
CARTAS A UM JOVEM POETA

"Não há nada que toque menos uma obra de arte do que palavras de crítica: elas não passam de mal-entendidos mais ou menos afortunados. As coisas em geral não são tão fáceis de aprender e dizer como normalmente nos querem levar a acreditar; a maioria dos acontecimentos é indizível, realiza-se em um espaço que nunca uma palavra penetrou, e mais indizíveis do que todos os acontecimentos são as obras de arte, existências misteriosas, cuja vida perdura ao lado da nossa, que passa".


****
"O senhor me pergunta se os seus versos são bons. Pergunta isso a mim. Já perguntou a mesma coisa a outras pessoas antes. Envia os seus versos para revistas. Faz comparações entre eles e outros poemas e se inquieta quando um ou outro redator recusa suas tentativas de publicação. Agora (como me deu licença de aconselhá-lo) lhe peço para desistir de tudo isso. O senhor olha para fora, e é isso sobretudo que não devia fazer agora. Ninguém pode aconselhá-lo e ajudá-lo, ninguém. Há apenas um meio. Volte-se para si mesmo. Investigue o motivo que o impele a escrever; comprove se ele estende as raízes até o ponto mais profundo do seu coração, confesse a si mesmo se o senhor morreria caso fosse proibido de escrever. Sobretudo isto: pergunte a si mesmo na hora mais silenciosa de sua madrugada: "preciso escrever!?" Desenterre de si mesmo uma resposta profunda. E, se ela for afirmativa, se o senhor for capaz de enfrentar essa pergunta grave com um forte e simples "Preciso!", então construa sua vida de acordo com tal necessidade; sua vida tem de se tornar, até na hora mais indiferente e irrelevante, um sinal e um testemunho desse impulso".



sexta-feira, 1 de maio de 2009

1.Jack Kerouac in "TRISTESSA"




"Oh, Senhor, por que fizeste isso com teus próprios anjos, essa vida malograda, essa cena maltrapilha argh cheia de vômito e ladrões e morte? - não poderias ter-nos posto em um paraíso desolador onde tudo fosse alegre a qualquer preço? - És masoquista, Senhor, és o Doador Índio, és aquele que Odeia?






...








"Tinha alguma noção ascética ou celibatária idiota de que eu não devia tocar em uma mulher - Meu toque poderia tê-la salvo - "








...








"NÃO LIGO PARA DINHEIRO, SOU O REI DO MUNDO!"








...








"Oh, teve muito pulque e vômito nas ruas e gemidos sob o Céu, asas de anjo enlameadas cobertas com a sujeira azul pálida do paraíso - Anjos no inferno, nossas asas grandes no escuro, nós três partimos, e das curvas do Paraíso Eterno Dourado Deus nos abençoa com seu rosto que posso descrever apenas como infinitamente desgostoso (piedoso), ou seja, infinito em sua compreensão do sofrimento, a visão desse rosto faria você chorar - Eu já O vi, em uma visão, Ele vai cancelar tudo no final - Sem lágrimas, só os lábios, Oh, eu posso mostrar a você! - nenhuma mulher pode ser tão triste, Deus é como um homem - "










...








"Malandros - O que na terra eles estão tentando dizer e fazer?"








...








"Oh, o destino horriplante de nós, seres humanos, cada um de nós, de repente, vai morrer em algum momento terrível e aterrorizar todos os nossos amantes e apodrecer o mundo - e estragar o mundo!"








...








"Oh, EU QUERIA PODER ESCREVER! - SÓ UM BELO POEMA SERIA SUFICIENTE!"








...








"O tempo todo eu tenho vontade de tomá-la nos braços e abraçá-la, apertar aquele corpinho frágil inatingível e ausente -"








...








"Ele chamou os tiras porque eu não dei a ele meu corpo.


- Ah, então ele acha que seu corpo é um prêmio que deve valorizar, para o inferno dele!"






...






"Ela não quer amor - Você bota a Grace Kelly de um lado e a maldita morfina no outro, e eu fico com a morfina, não fico com a Grace kelly, entendeu?!






...








"Mas Tritessa continua olhando para mim e eu continuo a encará-la, de repente, nós nos amamos enquanto Bull continua falando, e eu a admiro abertamente e ela brilha abertamente - mais cedo, eu a teria agarrado quando ela disse "Você lembra de tudo da outra noite?" - "Lembro" - "na rua, como você me beijou" - E eu mostro como ela tinha me beijado.


Aquele roçar suave dos lábios nos lábios, apenas como os mais leve dos beijos, para indicar beijo - Ela foi brilhante naquele - Ela não se importava..."






...




"Eu tinha que ser um viciado para viver com Tristessa e não posso ser um viciado"


.


"Ninguém conhece um viciado como outro vicado"


.


"Engulo em seco ao ouvir a verdade, também!"




...




"Esses artistas e escritores, eles não gostam de trablhar - Não acreditam em trabalho!"




...




Jack Kerouac in "TRISTESSA"








"A beleza das coisas deve estar no fato de terminarem."
.

"...aceito sem medo porque sou um bêbado."

.

"Eu sei, um homem e uma mulher estão condenados, quando querem estar condenados!"

.

"Eu agora perdi o fio do meu pensamento"
.
"Não somos nada! Podemos morrer amanhã, por isso não somos nada!"
.
"SUAVE É O CHUVISCAR QUE PERTUBOU MINHA CALMA."
_
Jack Kerouac in "TRISTESSA"